Comunidade terapêutica, uma solução para a recuperação

Comunidade terapêutica, uma solução para a recuperação

Uma comunidade terapêutica é um espaço destinado a ajudar a resgatar a vida de dependentes do álcool e também envolve o apoio aos seus familiares. Resumem-se a espaços físicos preparados, e onde são criadas micro-sociedades, que contém todos os elementos de uma grande comunidade ou sociedade mas com um objectivo específico terapêutico no tratamento do alcoolismo.

As comunidades Terapêuticas são minuciosamente organizadas e preparadas para responder às exigências de tratamento de cada caso de alcoolismo em particular, oferecem tratamentos direccionados e diferenciados de acordo com as exigências terapêuticas de cada paciente.

Podem existir num grupo de tratamentos diversos tipos de abordagem terapêutica

Regra geral uma comunidade terapêutica oferece um ambiente bem preparado e seguro, com uma forte estrutura de limites e expectativas, onde os membros têm a oportunidade de chegar a um acordo com o seu passado dentro de um ambiente de tratamento envolvendo outros membros, funcionários e terapeutas.

Dentro de uma comunidade terapêutica são promovidas, como parte integrante dos tratamentos, experiências individuais e de grupo para despertar habilidades criativas e sociais. São estabelecidas algumas actividades

  • Interacções rotineiras da vida diária
  • Terapia psicossocial
  • Encorajamento dos membros para uma melhor compreensão dos seus comportamentos anteriores
  • Incentivo e reforço da tomada de consciência e da noção de responsabilidade pessoal e de partilha
  • Entre outras actividades de desenvolvimento pessoal, terapêutico, e emocional

Uma Comunidade terapêutica funciona em três linhas fundamentais:

  • Disciplina – Vencer as defesas internas da doença não é fácil para o dependente.
  • Trabalho – O dependente perde, com a vida de dependência, um dos elementos primordiais da vida em sociedade: o trabalho. Aqui é feita uma integração a nível laboral e até mesmo profissional.
  • Desenvolvimento emocional e espiritual – É normal que o dependente, ao “endeusar” o álcool ou outras drogas, se afastaste do seu Deus interno e até mesmo chega a perder todas as suas referências espirituais e emocionais.

A comunidade terapêutica tem um papel fundamental na desintoxicação, tratamento e integração social e profissional dos dependentes de drogas e álcool. O tratamento do alcoolismo é aqui abordado como sendo uma questão de todos e não apenas dos que abusam dele.

Veja também:

Drogas e álcool, a realidade da dependência
Tratamento do alcoolismo, terapias complementares
Clínica de alcoolismo, funcionamento
Medicamentos para o alcoolismo

2 respostas para “Comunidade terapêutica, uma solução para a recuperação”

  1. Eduardo diz:

    Moro em Campos Belos-Go a dois anos e meio e o índice de alcoolismo entre a população jovem é altissimo. Em menos de um fui a dois velório de mortos por causa do alcoolismo. Queria ajuda, ou seja, um passo-a-passo de como iniciar um processo para ajudar pessoas com essa deficiência.

    Muito obrigado!

  2. esposo alcoólatra,tratamento,onde?

Deixe uma resposta