Tratamento do alcoolismo, curar a dependência

Tratamento do alcoolismo, curar a dependência

Existem vários tipos de tratamento do alcoolismo que são adequados ao perfil de cada paciente. Todos eles visam a diminuição do consumo e libertação da dependência do álcool seguido de uma fase de adaptação e enquadramento social. Durante estes processos de tratamento do alcoolismo é essencial haver um trabalho de libertação emocional e psicoterapia a fim de trabalhar e resolver as reais causas para a tendência ao abuso e dependência de álcool.

É muito frequente haver uma resistência por parte do paciente relativamente em aceitar a sua adição como um caso de alcoolismo. Numa fase inicial o alcoólico, não percebe a dimensão do problema e tende a fazer a negação do seu abuso e dependência do álcool. Dai a grande importância da prevenção do alcoolismo, como forma de antecipar este flagelo social.

Nos casos de negação por parte do paciente, o importante é ajudá-lo a fazer um processo de reconhecimento do problema e da dimensão que está a tomar e as suas consequências a médio-longo prazo.

O passo seguinte é a sugestão de internamento para se passar ao processo de desintoxicação, um passo fundamental no tratamento do alcoolismo.

Desintoxicação no tratamento do alcoolismo

A desintoxicação é um processo de limpeza do organismo que visa essencialmente ajudar o alcoólico a superar a dependência física de uma forma segura e acompanhada por especialistas.

Reabilitação no tratamento do alcoolismo,

A reabilitação é o processo que se segue depois da desintoxicação e de terem sido controlados os sintomas agudos da crise de abstinência do consumo de álcool. Normalmente a reabilitação é feita em centros de ajuda, onde ensinam o paciente a saber viver sem o consumo de álcool e a conseguir eliminar da sua vida os focos destabilizadores.

Tratamento do alcoolismo, alcoólicos anónimos (AA)

Talvez o método de reabilitação mais conhecido é o programa dos “Doze Passos”, criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anónimos (AA). Os alcoólicos anónimos (AA) são conhecidos como um eficiente programa de ajuda em grupo em que os seus membros se ajudam mutuamente a permanecer “limpos” do álcool.

Para a recuperação e tratamento do alcoolismo é essencial uma cooperação e apoio muito grandes por parte dos familiares e amigos do paciente para que seja possível a cura do alcoolismo na sua totalidade.

Veja também:

Drogas e álcool, a realidade da dependência
Clínica de alcoolismo, funcionamento
Medicamentos para o alcoolismo
Problemas psiquiátricos provocados pelo alcoolismo

3 respostas para “Tratamento do alcoolismo, curar a dependência”

  1. Tenho familiares vítimas do alcoolismo e gostaria muito de receber informações mais detalhadas sobre o trabalho dessa instituição de tratamento ao alcoolismo.

    Grata

    Nivalda

  2. Diego diz:

    Sou alcoólatra, preciso de ajuda. Estou disposto a pagar o preço. Mas, preciso de suporte espescializado. Fiz terapias e tratamentos diversos. Tenho consciência da necessidade do tratamento. Preciso de suporte. Estou disposto a pagar o preço.
    Mas acho que sem suporte não vou conseguir.
    Preciso de ajuda.
    Minha família sabe. Mas é uma iniciativa minha.
    Sei que vou ter que me expor.
    Mas, a cada dia a situação se agrava.
    Acho que dois ou três meses a situação pode ter melhorias.
    Mas, preciso de ajuda.

  3. Cida diz:

    tenho pessoas na minha família que é dependente e não quer fazer um tratamento. Preciso muito de uma resposta, que tipo de medicamento poderia me ajudar a libertar essas pessoas? por favor me dê uma luz.

Deixe uma resposta