Prevenção do alcoolismo em adultos

Prevenção do alcoolismo em adultos

Quando se fala em prevenção, geralmente o que nos vem à mente são as drogas de uso ilegal, e não nos lembramos que a dependência muitas vezes é bem maior quando se fala em abuso do álcool, que apesar de ser socialmente aceite, o álcool cria um grau de dependência bastante nocivo para o organismo e vida social do dependente, dai a importância da prevenção do alcoolismo em adultos.

O início da dependência, compreender o alcoolismo

É frequente, os médicos prescrevem drogas para o controle da dor e também é cada vez mais vulgar a prescrição de medicamentos para controlar as oscilações emocionais. O facto de serem o resultado de prescrições, não é dada muita importância a este tipo de adições, o mesmo se passa com o álcool, começa como uma forma de consumo apenas de “lazer” e muitas vezes não há a percepção quando se ultrapassa a barreira do razoável para se passar ao abuso e dependência do álcool, sendo importante questionar-se “serei alcoólico ?“, porque o tratamento só poder ser iniciado após a consciencialização do problema.

O inicio da dependência do álcool na idade adulta resulta já de uma consequência de factores de risco inerentes a esta pessoa, à sua educação e estrutura emocional. Muitas vezes quando se fala em prevenção do alcoolismo em adultos, pensa-se apenas nas pessoas que já estão em risco ou que já consomem álcool como uma adição. A prevenção do alcoolismo é muito mais do que isso, é uma consciencialização sobre as causas e riscos inerentes ao abuso e dependências do álcool, essa tomada de consciência pode ser uma forma eficaz de ajudar a preencher os vazios com um conteúdo que cura e evitar o consumo de bebidas alcoólicas como uma forma de fuga aos problemas e como uma “ilusão” à resolução das questões.

Algumas dicas de prevenção do alcoolismo ou cuidados a ter com a bebida.

  • A única forma completamente infalível para prevenir o alcoolismo é simplesmente não beber bebidas alcoólicas, caso deseje beber faça-o com moderação.
  • Quando se encontrar em eventos sociais beba sempre menos do que considera razoável e evite fumar.
  • Analise o seu grupo de amigos. O excesso de consumo de álcool pode estar a ser incentivado por terceiros.
  • Praticar desporto, ler, meditar, ir ao teatro e cinema, podem ser boas alternativas para o ajudar a libertar do stress e prevenir a necessidade de fuga, alem de lhe garantirem um aumento de bem-estar.
  • Quando beber tente não variar, beba sempre o mesmo tipo de bebida.
  • Os químicos anti-ressaca não o protegem dos efeitos nocivos do álcool, alem disso podem ser prejudiciais para o seu estômago.

Tal como na prevenção do alcoolismo em adolescentes a prevenção do alcoolismo em adultos encontra um problema de difícil resolução, e este reside no facto de, quando se inicia o uso, há sempre uma sensação de imunidade e de controle, dificultado a tomada de consciência sobre os limites da dependência. Neste sentido não há nenhuma fórmula milagrosa para que a prevenção do alcoolismo em adultos seja eficaz, porém uma forte estrutura familiar e relacionamentos saudáveis e fortes podem ter uma resposta eficaz na prevenção e na cura do alcoolismo.

Veja também:

Prevenção do alcoolismo na adolescência
Tratamento do alcoolismo, curar a dependência
Clínica de alcoolismo, funcionamento
O stress e o alcoolismo

5 respostas para “Prevenção do alcoolismo em adultos”

  1. dexinho diz:

    mto bom site

  2. Aldery diz:

    Bom dia!
    A minha dica é o seguinte, eu bebo socialmente mais de 15 anos, durante esse episodio da minha vida nunca a bebida nunca fez eu me descontrolar, então faça como eu beba apenas socialmente assim você e sua família vai agradecer e também o seu bolso também vai sobra dinheiro para você fazer aquele passeio com sua família.
    Essa e minha dica

    Atenciosamente

    Aldery Rocha

  3. Linda diz:

    bem eu acho que quem nunca bebeu não devia começar agora a beber porque toda a gente bebe se o amigo bebe e te chama mariquinhas porque não bebes ignora o e diz que é bom ter um vida sem álcool porque depois mais tarde vai ver as consequências.
    Por isso o meu conselho é: Aproveite a vida ao máximo sem beber seja feliz

  4. julio pereira diz:

    O alcoolismo tem de ser tratado como uma doença, se não fica difícil a pessoa parar de beber.Alcoolismo não tem cura, mas o alcoólico pode muito bem viver sem a bebida, basta procurar ajuda profissional ou no A.A. mais próximo.

  5. eder diz:

    eu sou umjoven q bebe socialmente por que as outras pessoas nao sabem beber no natural e acabam se prejudicando com qualquer tipo de alcool e tenho uma istoria muito triste com meus familiares ja perdi varios

Deixe uma resposta