Prevenção do alcoolismo na adolescência

Prevenção do alcoolismo na adolescência

Para uma eficaz prevenção do alcoolismo na adolescência é necessário entes de mais ter em atenção o historial de alcoolismo, acontece muitas vezes haver, adolescentes com historias de alcoolismo na família. Nestes casos é fundamental haver um processo preventivo de consciencialização a fim de evitar futuras tendências de abuso e dependência do álcool por parte destes jovens. Muitas vezes o problema está apenas em iniciar o consumo, este será o rastilho para graves problemas futuros.

Estratégias de prevenção do alcoolismo na adolescência.

Muitas vezes, apenas o conhecimento sobre os efeitos nocivos do consumo do álcool podem não ser suficientes para evitar que os adolescentes se iniciem ao consumo e abuso do álcool. Sendo o alcoolismo uma doença biopsicossocial, que provoca danos gravíssimos ao organismo, é fundamental haver estratégias de prevenção do alcoolismo na adolescência que envolvam as camadas sociais mais jovens.

Tendo em conta que o acesso a bebidas alcoólicas é  facilitado pela nossa economia de super consumo, os jovens que tenham historiais de alcoolismo na família correm um grave risco de se iniciar neste padrão de dependências caso não sejam devidamente acompanhados. É para isso necessário que os médicos de família estejam preparados para alertar e apoiar devidamente tanto o jovem como a sua família. Como forma de prevenção do alcoolismo na adolescência devemos também incutir nos mais jovens a importância de um estilo de vida saudável.

O início do consumo na adolescência.

A adolescência é uma fase difícil do desenvolvimento humano, e há muitas probabilidades e riscos que podem incentivar comportamentos de consumo de álcool. O consumo de Alcool inicia-se como uma forma que o jovem encontra para reafirmar a independência, liberdade na tomada de decisões, e/ou imitação de hábitos que vê em adultos. Pode também ser uma forma fácil de libertaras suas inibições e bloqueios emocionais que o reprimem e travam de viver um envolvimento social e emocional saudável de partilha.

Proibição de consumo ou incentivo a uma vida saudável.

Proibir apenas os adolescentes de beber como forma de prevenção do alcoolismo na adolescência não adianta enquanto existirem bebidas alcoólicas de fácil acesso, é necessário que haja uma sensibilização para a promoção da saúde e segurança. Fazer seminários didácticos e interactivos onde se expõem os perigos e danos do uso e abuso do álcool. Proceder ao incentivo a actividades recreativas e desportivas para os jovens ocuparem o seu tempo livre (fora das horas de estudo), e para isso existem muitas alternativas de ocupação dos tempos livres.

É fundamental que todos os adolescentes tenham uma visão crítica sobre os danos que o álcool pode provocar no corpo físico e que a dependência e abuso podem causar danos irreversíveis nas suas vidas e a partir daqui tem de, tomar as suas decisões e responsabilizar-se pelas suas opções. É urgente ter uma verdadeira consciência do que é o alcoolismo, a prevenção das tendências de uso, abuso e dependências do álcool como forma de prevenção do alcoolismo na adolescência.

Veja também:

Prevenção do alcoolismo em adultos
Prevenção do alcoolismo através da libertação emocional

9 respostas para “Prevenção do alcoolismo na adolescência”

  1. Tatah diz:

    Adorei esses texto que falam sobre bebida na adolescência!!!
    Me ajudou muito no trabalho da escola.

  2. pati diz:

    esse texto me ajudou mt no trabalho de escola adogoeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  3. paloma diz:

    este texto e muito legal ajudo muito no terabalho da escola

  4. stefany diz:

    isso e muito importante

  5. enny diz:

    muito bom! amei a materia

  6. ivaneide diz:

    gostei bastante

  7. Juliana diz:

    interessante

  8. Sara diz:

    ameiiiiiii este texto me ajudou muito no trabalho da escola e eu aposto que ja ajudou e vai ajudar muita gente !!!

  9. JOSIANE diz:

    adorei esse texto poi me ajudou meuito no trabalho de escola sobre alcoolismo;

Deixe uma resposta