Serei alcoólico ? Os delimitadores da dependência

Serei alcoólico ? Os delimitadores da dependência

Por vezes chegamos a um ponto da nossa vida e colocamos a questão “Serei alcoólico?” uma questão que persegue uma pessoa que tenha um problema com abuso de álcool. Muitas vezes é importante aprofundar as questões de dependência de álcool, entender até onde é o limite do razoável no consumo para que seja possível assumir as responsabilidades do problema de forma a responder à questão “Serei Alcoólico ?“.

Dependência de álcool, o que significa?

Dependência significa a existência de uma necessidade compulsiva de usar substâncias, que provocam estados alterados de consciência, com o fim de aliviar estados emocionais desequilibrados. A necessidade de recorrer a substâncias como o álcool para produzir sensações de bem estar e alívio de tensões. A pessoa procura ausentar-se da sua própria vida para não ter de se confrontar a si mesma. Sob o efeito do álcool a pessoa acredita que os desafios não estão presentes e assim procura sempre manter-se em estados de consciência alterados como uma forma de escape.

Identifique  a sua dependência

Caso se identifique com algum destes sintomas deve procurar ajuda médica, porque possivelmente a resposta para a sua pergunta “serei alcoólico?” é positiva.

  • Após beber bebidas alcoólicas sente remorsos
  • O facto de ser criticado por beber causa-lhe alguma revolta e desconforto
  • Já no passado procurou deixar de beber ou reduzir o consumo de álcool mas sem sucesso
  • O seu dia começa muitas vezes com o consumo de bebidas alcoólicas
  • Tem na sua família histórias de doenças relacionadas com o consumo de álcool
  • Tem um organismo que reage bem as bebidas alcoólicas permitindo-lhe beber grandes quantidades de álcool
  • Sente-se nervoso e com tremores se estiver algum tempo sem consumir bebidas alcoólicas

Como é diagnosticado um problema de álcool por um médico?

Um problema de consumo de álcool é diagnosticado por um médico, com base nos efeitos nocivos que está a causar na vida do potencial dependente. E nas mudanças na vida do consumidor que foram proporcionadas pelo possível abuso do consumo de bebidas alcoólicas.

O médico irá pedir a sua história clínica e questões sobre:

  • O consumo do álcool
  • Os sintomas
  • Como se sente no trabalho, em casa, e em situações sociais
  • Quais os problemas emocionais ou psiquiátricos que tem
  • Será preciso fazer exames médicos, testes físicos e de laboratório para despistar problemas

Depois destes procedimentos médicos será então possível determinar se a pessoa sofre de abuso ou dependência de álcool e outros transtornos médicos ou psiquiátricos.

Depois destes procedimentos e de se ter a consciência da existência de problemas de abuso de álcool e de ser respondida a questão “serei alcoólico?” é importante começar a dar os primeiros passos no tratamento da dependência e abuso do álcool.

Veja também:

Drogas e álcool, a realidade da dependência
Álcool na gravidez, precauções e efeitos
O stress e o alcoolismo

4 respostas para “Serei alcoólico ? Os delimitadores da dependência”

  1. Excelente trabalho! Eu, privilegiado por ser uma pessoa que jamais bebeu, adorei esse material que estuda o alcoolismo com uma elegânacia científica, digamos. Meu filho de 27 anos tem apresentado alguns episódios de chegar em casa meio tonto, dirigindo. Sou separado da mãe dêle. Meu pai faleceu de cirroise hepática aos 49 anos e meu sogro também teve problemas de alcoolismo e, graças à Deus, entrou para o AA e venceu esse desafio, falecendo muitos anos depois, já absolutamente sóbrio. Pelo que me envie algum material a respeito desse assunto, principalmente falando sobre a oprevenção e atitudes da ´pessoa e da família ao seu redor. Grato. Zéfrancisco.

  2. fernanda diz:

    Vivi cerca de 4 anos e meio com uma pessoa que começou cada dia a beber mais alcool.Tentei ajudar mas sem sucesso, hoje tive que sair de casa tou a viver sozinha porque diz que não muda e está a auto-destruir-se. Fico triste mas ele não tens consiencia dos danos que causa aos que vivem a seu lado.

  3. Sem duvida alguma alcoolismo é danificante ao ser humano.Deixe secuelas irreparaveis.A.A. é um dos métodos mais eficaz a saúde e ao relacionamento familiar…

  4. Fábio junior dos santos diz:

    hoje me recupero muito bem não é fácil vencer o alcoolismo,varias convulções e um internamento me fizeram olhar para o álcool,de uma maneira diferente, muita determinação e força de vontade todo dia posso dizer hoje não bebi o melhor de tudo é ter confiança em si mesmo e agradecer a DEUS pela superação, sou muito mais feliz sem o álcool tudo realmente se fez novo pra mim.

Deixe uma resposta