Clínica de alcoolismo, funcionamento

Clínica de alcoolismo, funcionamento

No tratamento do alcoolismo, existem diversos tipos de clínicas e cada clínica de alcoolismo tem procedimentos próprios no tratamento do alcoolismo a fim de responderem objectivamente a cada caso de dependentes alcoólicos.

No entanto existem pontos em comum em cada clínica de alcoolismo que correspondem a padrões específicos de tratamento exigidos para uma elevada taxa de sucesso.

Funcionamento de uma Clínica de alcoolismo

Depois de diagnosticado por um médico, com base nos efeitos do consumo de álcool na vida do paciente, dá-se início a um processo de desintoxicação e posteriormente de reintegração.

Uma Clínica de alcoolismo pode funcionar em regime de consultas externas, agendadas de acordo com as necessidades do utente, havendo, também a possibilidade de recorrer ao internamento, sempre que necessário.

Tratamentos em ambulatório

  • Pode haver um trabalho com uma equipa técnica multidisciplinar, recorrendo a técnicos, médicos e psicólogos.
  • Combinações das mais variadas estratégicas terapêuticas.
  • Aconselhamento individual e dos familiares do paciente. Grupos de auto-ajuda tipo “os 12 passos” ou comunidade terapêutica.
  • Pode aqui também fazer parte a desintoxicação física e um programa de prevenção de uma potencial recaída.
  • A recuperação pode ser depois um processo para toda a vida visto que o alcoolismo é considerado uma doença crónica.

Funcionamento do internamento em uma Clínica de Alcoolismo

O internamento numa clínica de alcoolismo requer a abstinência total do consumo de bebidas alcoólicas. E é organizada de acordo com três departamentos:

  • Medico-psiquiátrica, que se ocupa da desintoxicação física do álcool.
  • Enfermagem e cuidados continuados.
  • Intervenção psicoterapêutica.

Estes são aspectos que são tidos em conta numa clínica de alcoolismo, no entanto cada clínica tem as suas estratégias de abordagem ao tratamento do alcoolismo, sempre com o objectivo de responder com grande eficiência às exigências necessárias para a recuperação das drogas e álcool.

Veja também:

Prevenção do alcoolismo em adultos
Prevenção do alcoolismo através da libertação emocional
Tratamento do alcoolismo, curar a dependência
Medicamentos para o alcoolismo

4 respostas para “Clínica de alcoolismo, funcionamento”

  1. ione diz:

    POR FAVOR ESTAMOS SOFRENDO COM MEU IRMÃO.ELE PARECE TER PERDIDO A VONTADE DE VIVER JÁ PERDEU MUITO PESO E SE NÃO BEBE TREME MUITO.SÓ QUERO ME INFORMAR UM POUCO DE COMO NÓS FAMÍLIARES PODEMOS AJUDÁ-LO. ELE DIZ QUE PARA QUANDO QUISER MAS JÁ CONSTATAMOS QUE É DESCULPAS.ME MANDE INFORMAÇÕES DE COMO DEVEMOS PROCEDER POR FAVOR…

  2. Célia Regina de Moura costa diz:

    O meu irmão esta quase morrendo, porque só que beber, estou precisando de orientação ou uma internação para ele.

  3. Ailane marinho diz:

    Olá, como é o procedimento para internar uma pessoa “homen de 62 anos” q sofre com sérios problemas de alcoolismo e bipolaridade por consequencia do álcool e n consegue mais viver em sociedade pelo amor de Deus esse homen e meu pai e eu o amo muito e To sofrendo por n poder ajuda ló me respondam por favor somos de Salvador Bahia ou se possível me indiquem um contato

Deixe uma resposta