Tratamento do alcoolismo, terapias complementares

Tratamento do alcoolismo, terapias complementares

No tratamento do alcoolismo é necessário ter em conta várias etapas e vários tipos de tratamento, depois do processo de desintoxicação e reabilitação é preciso ter em conta que o alcoolismo é considerado uma “doença” sem cura e grande parte das vezes a doença pode ser progressiva mesmo em períodos de abstinência. Assim, torna-se essencial haver a intervenção de vários tipos de tratamentos de acompanhamento a fim de travar a tendência impulsiva ao consumo e abuso de drogas e álcool.

Programa de tratamento e recuperação Alcoólicos Anónimos (AA)

O Programa de tratamento e recuperação mais conhecido é os Alcoólicos Anónimos, com o núcleo do programa de recuperação individual dos 12 passos.

Os Alcoólicos anónimos são uma comunidade de tratamento de alcoolismo e funcionam como uma comunidade terapêutica, onde pessoas com os mais variados tipos de dependência e abuso do álcool partilham entre si as suas experiências. Pessoas ligadas entre si com o mesmo objectivo, o de se ajudarem mutuamente na recuperação da dependência do álcool e uma consequente integração social.

O único pré-requisito para o tratamento do alcoolismo e para aderir a uma comunidade de Alcoólicos anónimos (AA) é o desejo de recuperação, ou seja parar de beber.

Terapias complementares a um programa de desintoxicação e reintegração de um alcoólico no tratamento do alcoolismo.

  • Tratamentos Psicossociais – Identificação e Tratamento dos transtornos causados pelo uso do álcool
  • Terapias emocionais – Apuram as causas emocionais dos desequilíbrios e trabalham as limitações do individuo que impulsionam ao consumo e abuso do álcool
  • Terapias comportamentais (Individual e conjugal) – Geralmente, este tipo de terapia aborda a terapia conjunta. Foca-se também numa integração a nível do trabalho começando pela procura de emprego, aconselhamento sobre actividades sociais e recreativas que ajudam o equilíbrio emocional.
  • Terapias comportamentais Cognitivas – Focam e melhoram o autocontrole e das habilidades sociais levam consistentemente à redução do alcoolismo
  • Terapias Psicodinâmicas/interpessoais – experiências realizadas por Grupos de Psicoterapia Psicodinâmica
  • Terapia Conjugal e Familiar – Esta é uma abordagem do estado relacional entre o paciente com o cônjuge e respectivos familiares. Fazer um enquadramento emocional e terapêutico a fim de criar uma estrutura emocional consistente a fim de ajudar o paciente a libertar as suas tendências ao abuso do álcool.

Cada paciente é um desafio para as comunidades terapêuticas, no desenvolvimento do tratamento de cada paciente as dinâmicas terapêuticas vão sendo direccionadas de acordo com as respostas efectivas na evolução do paciente. As integrações em grupos e comunidades de tratamento são pontos fundamentais na ajuda à libertação do alcoólico e no tratamento do alcoolismo. Para que o tratamento do alcoolismo prolifere é essencial que ele aceite a sua condição e opte por se integrar nos conteúdos programáticos direccionados para o efeito.

Veja também:

Prevenção do alcoolismo através da libertação emocional
Tratamento do alcoolismo, curar a dependência
Clínica de alcoolismo, funcionamento
As recaídas no alcoolismo

3 respostas para “Tratamento do alcoolismo, terapias complementares”

  1. eliana cunha diz:

    gostaria de saber por onde começar o tratamento e quais os especialistas que devo procurar para o meu 1° passo? Gostei das materias expostas, mas gostaria de mais critérios e bases solidas nesse tratamento. Tipo: o espiritimo poderia me ajudar espiritalmente?

  2. Meu marido e alcoolatra mas nao admite,preciso de ajuda!Sugestoes!!!??????

  3. FABIANA diz:

    Ola, meu esposo é alcoolatra e não aceita. preciso de um tratamento para mim, pois estou ficando dente por conviver com isso, por favor me ajude o que fazer.

Deixe uma resposta